Você sabe o que é o Cadastro de Material PDM? Bem, toda empresa tem um estoque, certo? Seja de matéria-prima, peças, produtos acabados, itens que compõem outros produtos ou utensílios para manutenção ou consumo interno, por exemplo. Ou seja, há uma infinidade de materiais e a rotina dentro de uma empresa consiste em lidar diariamente com o estoque.
Por isso, é fundamental deixar tudo organizado, para ter acesso rápido ao que precisa. Aliás, não só isso, como também saber exatamente o que está em estoque e se ele é suficiente. Ou seja, ter uma perfeita gestão de estoques, sem excessos ou desperdícios.
O primeiro passo, então, é fazer a descrição dos materiais e serviços de modo estruturado, de forma a ajudar a empresa na gestão do estoque, fiscal e contábil, promovendo redução de custos.
Antes de mais nada, PDM significa “Padrão Descritivo de Materiais”. E como o nome já indica, trata-se de um método, uma maneira de cadastrar os itens estocados da sua empresa.
E isso colabora também para que se consiga alcançar um dos objetivos mais importantes de qualquer negócio: racionalizar a utilização de recursos, reduzindo custos desnecessários, para aumentar a margem de lucro.
Contudo, há outros fatores também relevantes, como otimizar processos e evitar contratempos.
A importância da padronização
Pense em uma solução que acaba com problemas como: duplicidade no cadastro, dificuldade para encontrar determinado produto e erros no recebimento e envio de produtos e materiais para fornecedores e consumidores.
O principal motivo de tudo isso acontecer é a falta de uma norma de descrição bem definida.
Ao determinar parâmetros de descrição para os produtos, todos os processos ficam mais acessíveis. Afinal, com o Cadastro de Material PDM até o atendimento ao cliente interno e externo fica muito mais ágil.
E isso é um grande diferencial, uma vez que atualmente os clientes estão cada vez mais exigentes no que se refere aos prazos de entrega. Quanto mais rápida e correta, melhor.
O Cadastro de Material PDM também é indispensável para uso integrado com ERPs, levando mais segurança operacional e efetividade para os processos gerenciais.
Mas, qualquer empresa – mesmo sem sistemas de gestão empresarial – consegue aproveitar seus benefícios, alcançando melhorias no estoque, na comunicação interna e com seus fornecedores.
O processo funciona com base em uma solução de catalogação, apoiado por uma estrutura de descrições técnicas, aplicações, marcas e referências.
Dessa forma, todos conseguem adotar o mesmo parâmetro na descrição e identificação de materiais.
E há uma série de outros motivos para você ter o Cadastro de Material PDM. Os citados acima são só alguns. Vamos ver o restante?
Organização, economia e muito mais, com o cadastro de material PDM

Fácil acesso
Como está tudo organizado em uma única plataforma, a consulta é rápida e o acesso é mais facilitado. Assim, consegue-se a pronta alocação dos itens no estoque, agilizando a rotina do setor.
Redução de gastos
Além de maior dinamismo nos processos de compra, venda e logística, a empresa reduz custos porque as transações são realizadas com maior precisão, evitando gastos desnecessários.
Menos devoluções
Compras mais certeiras têm como consequência direta a redução das devoluções e do retrabalho. Afinal, o Cadastro de Material PDM possibilita informações técnicas padronizadas em todas as etapas do processo.
Dentro da lei
Falta de registro pode significar sonegação. Ausência da descrição pode ser mal interpretada. Ademais, quando o material é enquadrado na categoria certa, a empresa não paga imposto além do necessário.
Estoque em dia
Com tudo registrado, não há o risco de precisar de algo e não ter. Além disso, o comprador tem como prever quando o material deve entrar no orçamento, o que favorece ao planejamento, para que não faltem produtos essenciais.
Registro certeiro
Tendo todas as informações devidamente registradas, fica tudo mais transparente, permitindo análises de dados para tomadas de decisão mais eficazes, além de melhores negociações.
Descarte do obsoleto
Sabendo exatamente o que há no seu estoque, você consegue descartar o que é desnecessário. Ao mesmo tempo, acompanha a obsolescência tecnológica, mantendo a empresa sempre atualizada.
Simplifica o processo de compras
O setor de compras é um dos que mais se beneficia do Cadastro de Material PDM, já que ajuda na previsão mais certeira da compra, reduzindo custos nas aquisições e promovendo o giro rápido do estoque.
Otimização de tempo
Toda essa organização leva ao aumento da produtividade, pois consegue-se localizar tudo rapidamente: os materiais que realmente precisam ser comprados e os que ainda estão em quantidade suficiente.
O Cadastro de Material PDM proporciona ganhos ainda maiores para sua empresa

Bem, como você pode ver, esse método de cadastro de material não serve apenas para organizar o estoque de sua empresa. Aliás, vai muito além.
Ele interfere positivamente na estrutura interna da organização e nos canais de comunicação com os parceiros externos. Ou seja, desde os fornecedores aos consumidores finais, passando pela produtividade geral da empresa.
O Cadastro de Material PDM é, portanto, uma solução que impulsiona o crescimento e o desenvolvimento empresarial. Isso a curto prazo e com resultados concretos na sua saúde financeira.
E você pode ter o Cadastro de Material PDM associado a uma plataforma completa de B2B E-procurement. Este é um ganho fantástico porque leva ainda mais eficiência ao setor de compras e à lucratividade da empresa.
É o caso da Plataforma de B2B E-procurement da Comércio Integrado – a CI B2B.
A plataforma integra quem compra e quem vende, automatizando o processo de compra das empresas. Sendo que o comprador NÃO PAGA NADA pela ferramenta. E o fornecedor SÓ PAGA PELO QUE VENDE.
Por fim, se você está em busca de aprimoramento na gestão do seu negócio, a hora é agora. Tenha tudo organizado e ainda desenvolva o crescimento da sua empresa com a CI B2B, a plataforma de B2B E-procurement da Comércio Integrado.
Fale com a gente! Clique aqui!